sábado, 2 de novembro de 2013

Lixo Eletrônico - Maneiras corretas de descartar


Como descartar eletrônicos

Equipamentos eletrônicos que não têm mais utilidade podem ajudar outras pessoas ou ir para o descarte adequado



Seis meses depois de comprar um celular, muita gente já está de olho em um modelo mais novo. Computador? Em menos de dois anos já se pensa em algum lançamento. Algumas pessoas encontram novo uso para o equipamento velho ou repassam-no para amigos, familiares ou conhecidos. Mas boa parte dos produtos vira mesmo sucata.

Segundo relatório da ONU, o Brasil é o maior gerador de lixo eletrônico entre os países emergentes, descartando mais de meio quilo de equipamento por habitante todo ano. O problema é que o descarte de eletrônicos nem sempre é feito corretamente. A empresa especializada em soluções de reciclagem e sustentabilidade Umicore afirma que apenas 2% dos celulares brasileiros são devidamente reciclados, por exemplo. Como a maioria das cidades ainda não realiza a coleta seletiva, grande parte dos eletrônicos acaba misturada a outros materiais e despejados nos lixões, causando danos ao ambiente e à população.

Para reverter a situação, o Governo Federal lançou a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Desde 2010, a lei estabelece diretrizes para a coleta e a reciclagem de resíduos sólidos, protegendo o meio ambiente, os catadores de lixo e a população em geral de possíveis problemas de saúde gerados pelo contato com componentes químicos tóxicos, como mercúrio, cádmio e chumbo.

Segundo a ONU, o aproveitamento correto do lixo tecnológico pode gerar renda e promover o desenvolvimento sustentável. No Brasil, há projetos usam o descarte de dispositivos eletrônicos em ações de inclusão social e digital. Com equipamentos doados, várias ONGs e instituições públicas promovem atividades educacionais e profissionalizantes para catadores de lixo e pessoas de baixa renda. Tem algum produto que foi deixado de lado? Conheça algumas opções para descartá-lo sem peso na consciência ou fazer uma boa ação.


Doações     

CDI
O Comitê para a Democratização da Informática (CDI) é uma ONG dedicada à inclusão digital, com sede no Rio de Janeiro e presença em 12 países. Em São Paulo, trabalha em parceria com a FUNDETEC, que oferece mão de obra para recondicionamento de computadores, e com a companhia de reciclagem de lixo eletrônico San Lien, que coleta materiais sem condições de reaproveitamento. Para doar ao CDI, é preciso entrar em contato com a unidade regional mais próxima e informar-se sobre o processo adequado de envio. Em São Paulo, a oferta deve ser negociada pelo e-maildoacao@cdisaopaulo.org.br.
CDI
(21) 2558-5695 e (11) 3666-0911, ramal 23


Computadores para Inclusão
Os Centros de Recondicionamento de Computadores (CRC) recebem equipamentos doados por pessoas físicas, empresas e órgãos públicos a fim de reutilizá-los em atividades de formação educacional e profissionalizante de jovens de baixa renda. As oficinas são realizadas pelo projeto Computadores para Inclusão. O programa é uma ação do Ministério das Comunicações e faz parte da política de inclusão digital, que também busca oferecer alternativas de renda para catadores de lixo e comunidades carentes. Atualmente, os CRCs funcionam nas cidades de Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Lauro de Freitas (BA), Porto Alegre (RS) e Recife (PE). 
Projeto CRC
(61) 3311-6389

Fábrica Verde
O projeto Fábrica Verde é uma iniciativa da Superintendência de Território e Cidadania, da Secretaria do Estado do Meio Ambiente do Rio de Janeiro. O objetivo é reaproveitar o lixo eletrônico para capacitar jovens e adultos de baixa renda na manutenção e montagem de computadores, estimulando a geração de renda e emprego na área de tecnologia. O projeto tem unidades no Complexo do Alemão, Rocinha e na Tijuca, e aceita computadores e equipamentos da categoria em diversos locais do Rio de Janeiro.
Fábrica Verde
(21) 3181-4366



Descarte

Descarte Certo
Com cobertura nacional, o Descarte Certo oferece coleta em domicílio de materiais eletrônicos e seu envio aos locais adequados de reciclagem. A empresa presta serviço para pessoas físicas e jurídicas e recolhe itens de pequenas ou grandes dimensões. Também atua em parceria com supermercados, seguradoras, lojas e alguns projetos sociais. Para agendar a coleta, preencha um cadastro pelo link Descarte Aqui no site da empresa. No formulário, é preciso especificar por qual empresa ou seguradora será feito o descarte. Caso seja feito diretamente pelo Descarte Certo, o custo para a coleta dos equipamentos mais comuns varia entre 39,90 reais para três equipamentos pequenos; 69,90 reais para até dois equipamentos médios; e 139 reais para um produto de tamanho grande. 
Descarte Certo
(11) 4153-1777



CEDIR 
O CEDIR-USP tem o maior centro público de descarte de lixo eletrônico da América Latina. O galpão de 450 metros quadrados recebe eletrônicos da Categoria 3, que inclui equipamentos de informática e telecomunicações, como computadores, celulares, teclados e mouses. Os materiais podem ser enviados somente por pessoas físicas, e são reaproveitados em instituições e entidades parceiras. É preciso abrir um chamado técnico pelo help desk do Centro de Computação Eletrônica da USP , nos telefones (11) 3091-6454/6455/6456 e agendar o envio dos equipamentos.
CEDIR - USP
(11) 3091-6400



Devolva para o fabricante
Uma das medidas mais interessantes da PNRS é a logística reversa, que responsabiliza os fabricantes pelo recolhimento dos produtos depois do consumo. Confira algumas empresas que adotam a prática. Todas as operadoras de celular também contam com postos de recolhimento. 

Apple - Oferece código para envio gratuito de qualquer produto pelos Correios. Pedidos pelo 0800-7723126 ou applecs@oxil.com.br.

HP - Cartuchos podem ser descartados nas lojas da marca e nas redes Kalunga ou Saraiva. Para outros equipamentos, envie pedido pelo e-mail reciclagem@hp.com.

Sony - A Sony coleta pilhas e baterias em postos autorizados ou nas lojas da marca. Instruções em abr.io/sony-reciclagem.

Samsung - Eletrônicos e cartuchos são retirados pela empresa em casa com agendamento pelo abr.io/coleta-samsung.

Positivo - Há um SAC com informações sobre a reciclagem e postos de coleta mais próximos no recicle@positivo.com.br e nos telefones 4002-6440 (São Paulo, Curitiba, Belo Horizonte e Brasília) e 0800-6447500 (outros locais).

Dell - Recolhe produtos em todo o país, com agendamento pelo site abr.io/dell-reciclagem.

Lenovo - Informa o melhor local para a coleta pelo SAC no 0800-8850500 ou reciclar@lenovo.com

Fonte: Revista Info 

sábado, 19 de outubro de 2013

Cientistas criam a "Li-Fi", internet pela lâmpada

Cientistas criam a "Li-Fi",
a internet pela lâmpada.




Um grupo de pesquisadores chineses teve a brilhante ideia de transformar lâmpadas comuns em emissoras de sinais de wi-fi. Chamada de "Li-Fi", a tecnologia supera em muito avelocidade média da conexão mundial de 3,3 mbps. Será o começo do fim dos roteadores nas casas?

Nos testes, a frequência da luz se mostrou muito mais eficiente do que as ondas de rádio e, segundo os cientistas, conecta até quatro computadores simultaneamente. A lâmpada é equipada com um microchip que emite sinais a taxa de 150 mbps, oito vezes mais rápida do que a média do pico de conexão no Brasil, calculada em 18,7 mbps.

A "Li-Fi" destaca-se também por ser acessível e de baixo custo, o que deve facilitar sua expansão em um mercado gigantesco como a China, onde 600 milhões de pessoas usam a internet todos os dias. A primeira demonstração pública da tecnologia, marcada para novembro, servirá para acertar detalhes técnicos.

Via: Gizmodo

domingo, 29 de setembro de 2013

6 tipos de posts que você deve evitar fazer no Facebook

6 tipos de posts que devemos 
evitar fazer no Facebook



Um elefante incomoda muita gente; um post no Facebook pode incomodar muito mais. Todos têm em seu feed de notícias alguma pessoa especialista em atualizar as centenas de amigos sobre absolutamente nada. 

Esta pessoa provavelmente incomoda por não contribuir para as conversas na rede social. O Wait But Why fez um longo post explicando que uma boa postagem no Facebook é relevante tanto para quem posta quanto para quem lê. Se ele for humorístico, informativo, divertido ou interessante de alguma forma, ele é válido.

Baseado nisso, o Youpix fez uma lista dos 6 tipos de posts que mais incomodam na rede social, que reproduzimos abaixo. Vale lembrar que não há modo correto de usar o Facebook e você pode continuar fazendo o que faz, caso se encaixe nos perfis abaixo, mas saiba que há pessoas incomodadas com isso.

- A frase misteriosaÉ aquele post feito sobre a vida pessoal do usuário, sem nenhum tipo de detalhamento, publicado de forma aleatória, de modo que absolutamente ninguém sabe do que se trata. É um desabafo misterioso e deixa vários com a pulga atrás da orelha. Pode ser uma indireta, uma celebração, ou apenas uma reclamação sobre alguma coisa que ninguém nunca vai saber qual é.

- Quando o privado vira públicoEvite expor momentos privados e pessoais para toda a sua timeline. Quando for chamar algum amigo para sair, converse com ele por Inbox. Quando for agradecer aos companheiros pela companhia em alguma festa, Inbox. Este tipo de informação não acrescenta em nada para quem não tem ligação com o post.

- Querido diárioO Facebook não é seu diário. Você não precisa postar tudo o que faz para todos os seus contatos verem, principalmente porque a maioria deles não quer saber o que você fez durante o seu dia. Apenas faça suas coisas, você não precisa divulgar que foi ao banheiro.

- Casais felizes 
Você não precisa esfregar na cara de todos os seus contatos como você tem um relacionamento feliz com sua namorada ou seu namorado. A maioria, inclusive, preferia que você não fizesse isso. Curtam seus momentos, em vez de ficar publicando desnecessariamente no Facebook. Gabar-se do namoro é desnecessário.

- Discurso desnecessário 
Nem todos os seus contatos no Facebook são realmente seus amigos. Agradecer a todos por alguma meta atingida sem nem ao menos dizer qual ela é certamente pegará alguns de surpresa. Estas pessoas não te ajudaram, não fizeram questão de te ajudar e, possivelmente, se você pedisse ajuda, elas se recusariam a prestá-la. Guarde agradecimentos para quem realmente foi importante.

- Capitão óbvioMuito simples: se sua opinião é um consenso geral e já foi repetida milhões de vezes em todos os meios possíveis e estabelecida como uma verdade absoluta, por que divulgá-la para os seus contatos? Se for dar algum palpite sobre algum tema cuja opinião geral já é conhecida (corrupção atrasa o país, por exemplo), ao menos se aprofunde no assunto. A lógica é que acrescentar é bom, repetir é ruim.


sábado, 21 de setembro de 2013

10 sintomas mais comuns de um computador infectado

Os 10 sintomas mais comuns de um computador infectado




Mesmo que as regras mais básicas para garantir a segurança do PC sejam cumpridas com rigor, como atualizar com regularidade o sistema operacional, evitar clicar em links suspeitos e ter uma solução antivírus instalada e atualizada, existe o risco de o sistema ser infectado por malware. Porém, nem sempre é fácil saber se o computador está infectado ou não.
 
A empresa de segurança digital Kaspersky Lab elaborou uma lista com os dez sintomas mais comuns que indicam que algo malicioso está ocorrendo no computador:
 
  • Bloqueios inesperados: se alguma vez isto lhe aconteceu, provavelmente já sabe que a tão temida tela azul é sinônimo de que algo vai mal no sistema. Por esse motivo, não perca tempo e analise a plataforma em busca de possíveis infecções.

  • Sistema lento: se o sistema não está executando aplicações que consomem recursos, mas mesmo assim está muito lento, então é possível que esteja infectado com um vírus.
 
  • Atividade elevada do disco rígido: se a atividade do seu disco é mais alta do que o normal quando o computador está em descanso, é sinal de uma possível infecção.

  • Janelas estranhas: se durante o processo de boot aparecem janelas estranhas que alertam para problemas no acesso a diferentes discos no sistema, pode ser que o computador esteja infectado por malware.

  • Mensagens estranhas: quando o sistema está em execução e aparecem janelas avisando que arquivos ou programas não podem ser abertos, fique atento, esse é outro sinal para um possível ataque de malware.

  • Atividade indevida dos programas: se os programas não respondem, abrem automaticamente ou mostram uma notificação de que uma aplicação está tentando acessar a Internet sem o seu consentimento; então, é possível que um malware esteja atacando a sua máquina.
  • Atividade aleatória de rede: se o roteador piscar constantemente, indicando uma atividade elevada da rede quando não está executando algum programa ou não está acessando altos volumes de dados na Internet, parta do princípio que existe algo errado com o equipamento.
  • Mensagens de e-mail instáveis: os seus e-mails não saem da pasta ao enviar? Os seus contatos recebem mensagens estranhas que você não se recorda de ter enviado? São sinais de que seu sistema está comprometido ou alguém roubou sua senha de acesso ao e-mail.
  • Endereço IP na lista negra: se receber uma notificação dizendo que seu endereço IP está numa lista negra, existem fortes possibilidades de que seu sistema tenha caído nas mãos de criminosos e que passou a fazer parte de uma botnet de spam.

  • Desativação inesperada do antivírus: existem muitos programas maliciosos desenhados especificamente para desativar o antivírus, se encarregue de eliminá-los. Se o seu software de segurança for desativado por auto reconstrução, pode ser um pequeno sintoma de que algo de errado está acontecendo.

Fonte: Olhar Digital

sábado, 6 de abril de 2013

7 mitos de tecnologia detonados

Verdade ou mentira? Saiba qual é a explicação para algumas situações comuns
do dia a dia e que despertam dúvidas em muitas pessoas.


Volta e meia ouvimos um comentário ou lemos em algum lugar alguma “afirmação” tecnológica. Por mais que não exista nenhum embasamento, muitas vezes aquele conhecimento é visto por nós como sendo tão comum que acabamos tomando-o como verdade, sem nunca questionar se de fato a informação procede e se toda a verdade foi dita no comentário.
Separamos neste artigo alguns mitos que são encarados por muitos como verdade, seja por falta de uma explicação coerente ou mesmo pelo simples fato de que nos acostumamos a acreditar que tudo o que sempre ouvimos era verdade absoluta. Você é capaz de dizer qual delas é verdade ou mentira?

1) Satélites espiões estão nos vigiando do espaço

7 mitos de tecnologia detonados 
Sua paranoia não é real. Por mais que realmente existam satélites no espaço colocados em órbita com o simples propósito de espionagem, eles não são capazes de identificar exatamente quem você é e o que está fazendo. E isso acontece por conta de uma limitação tecnológica.
Por mais que eles “busquem”, é impossível para um satélite conseguir imagens com qualidade suficiente para a leitura da placa de um carro ou mesmo reconhecer o rosto de uma pessoa. Tudo o que veríamos, nesse caso, seriam apenas borrões pixelizados.

2) Você não pode usar seu celular em um posto de gasolina

7 mitos de tecnologia detonados 
Um estudo realizado entre 1994 e 2005, em diversas partes do mundo, analisou incêndios em 243 postos de gasolina. Nenhum deles foi provocado pelo uso de celular. Porém, o medo de que a radiação eletromagnética sirva como um gatilho e induza algum tipo de corrente existe, ao menos na teoria.
Para que aconteça um incêndio, é preciso que a força de uma bateria seja capaz de criar uma chama ou uma faísca, algo que os componentes de baixa voltagem de um smartphone dificilmente vão conseguir fazer. Em muitos lugares o aviso de advertência já nem existe mais, mas, pelo sim e pelo não, muitos ainda acabam mantendo o alerta.

3) Raio X de aeroportos estragam equipamentos eletrônicos

7 mitos de tecnologia detonados
Ao passar as suas bagagens pelo raio X do aeroporto, a máquina emite uma espécie de radiação eletromagnética. Para muitos, isso é o suficiente para fazer com que os aparelhos eletrônicos, por alguma razão, sofram interferência e estraguem com facilidade.
Se você pensa assim, pode ficar tranquilo. A radiação recebida tem uma intensidade tão pequena que não é suficiente para afetar o conteúdo do seu disco rígido ou dos cartões de memória da sua câmera. Ou seja: você pode continuar transportando os seus equipamentos sem maiores precoupações.

4) Quanto mais megapixels, melhor será a foto

7 mitos de tecnologia detonados 
Quando as câmeras digitais começaram a chegar ao mercado, mais pixels faziam diferença. Em baixas resoluções, o número menor de pixels podia ser facilmente percebido por qualquer pessoa. Entretanto, depois de um certo ponto, essas diferenças começaram a se tornar “imperceptíveis” para o ser humano a olho nu.
Uma foto em 7 megapixels é suficiente para ser impressa com boa qualidade em uma página de tamanho A3 (29,7 cm x 42 cm). Por isso, há outros fatores para ficar de olho e que influenciam no resultado final das fotos, como a qualidade das lentes, o tamanho do sensor CCD e, é claro, a habilidade do fotógrafo.

5) Usar celular durante o voo pode causar interferências

7 mitos de tecnologia detonados Ao entrar em um avião, antes da decolagem você ouve a orientação de que é preciso desligar os aparelhos eletrônicos durante os procedimentos de subida e descida. Existe um risco teórico de que aconteça alguma interferência e, apenas por conta disso, sugere-se que os passageiros desliguem os seus dispositivos.
Mesmo DVD Players, que são permitidos, podem, hipoteticamente, interferir nos equipamentos de comunicação de uma aeronave. Pelo sim e pelo não, as companhias aéreas preferem se precaver e não fazer parte de uma possível estatística de acidentes por conta de dispositivos eletrônicos ligados.

6) Uma senha supercomplexa é mais segura

7 mitos de tecnologia detonados
Que tal criar uma senha que misture letras, números e caracteres especiais de forma tão aleatória que ninguém será capaz de adivinhar? Muitas pessoas têm esse pensamento, na expectativa de que com isso estarão mais protegidas de possíveis ameaças.
A verdade é que senhas supercomplexas não garantem mais segurança, pelo contrário. Muitas vezes senhas mais simples, com palavras aleatórias, podem representar maior segurança no caso de uma tentativa de invasão. Assim, em vez de usar algo como “3aIXx4kii”, prefira “amendoim-sapato-grampos”. As chances de alguém descobrir essa combinação são menores e provavelmente você não vai se esquecer dela.

7) Fechar os apps no celular faz com que a bateria dure mais

7 mitos de tecnologia detonados
Não importa qual é o sistema operacional do seu aparelho. Certamente, ao longo do dia, você acaba abrindo diversos aplicativos no celular. Porém, quando você “pula” de um aplicativo para outro, a sensação que se tem é que ele ficou aberto no meio do caminho.
Por conta disso, muitos têm o costume de encerrar os processos de cada um deles manualmente, visando economizar um pouco da bateria. Se você faz isso com esse objetivo, pare agora mesmo: isso não vai resolver em nada. O sistema operacional suspende automaticamente a execução dos apps em segundo plano, de forma que eles não são responsáveis por consumir mais ou menos bateria.
A exceção fica por conta de alguns poucos aplicativos, como o Google Maps, que utiliza o GPS e outras configurações em segundo plano e segue drenando a bateria.

Fonte: How It Works - Edição 45

sexta-feira, 5 de abril de 2013




Novo Vírus no Facebook ataca usuários do Chrome

Página se replica mascarada em link do Bit.ly para realizar postagens involuntárias nos murais dos perfis infectados

Uma nova ameaça ainda não identificada está se espalhando rapidamente pelo Facebook. Trata-se de um link encurtado que, após ser clicado, replica-se a partir do perfil do usuário que acessou a página suspeita.

Desde ontem, vários perfis infectados têm propagado o link malicioso. Uma vez acessado, ele realiza publicações involuntárias no mural do perfil infectado da rede social. Essas postagens vêm acompanhadas dos nomes de dezenas de contatos que podem, inadvertidamente, repetir o ciclo.



link suspeito que apareceu nesta quinta-feira, 4, para usuários do Facebook é uma recente onda de ameaça existente desde o ano passado, afirma Fabio Assolini, analista de segurança da Kaspersky. Em entrevista ao Olhar Digital, o especialista respondeu a questões sobre o tema.

Segundo Assolini, o link suspeito que vitimou diversos usuários da rede social é de origem turca e se espalhou rapidamente entre brasileiros. "Os perfis infectados disparam mensagens automaticas [no mural] para seus contatos. Se você vir seu nome [na postagem], você clica no link", explica.

O próximo passo do ataque é direcionar o usuário à loja de extensões do Chrome, navegador mundialmente popular do Google. "É oferecida a instalação de uma extensão. Se o usuário aceitar, ele se torna vítima", diz Assolini.

Neste caso estão sujeitos ao ataque os usuários mútuos do Chrome e do Facebook. Mais do que mensagens involuntárias, a extensão maliciosa pode obter dados pessoais e de tráfego dos perfis infectados, afirma o especialista.
"[Os crackers] ganham dinheiro vendendo 'Likes' no Facebook. Agências sem escrúpulos compram esses pacotes e os criminosos mandam um comando para o perfil à revelia do usuário", diz o especialista. Eles também podem inserir propagandas em páginas navegadas.

Prevenção e cura
O analista da Kaspersky faz recomendações básicas e eficazes para se blindar contra esse tipo de ameaça. "O usuário deve pensar duas vezes antes de clicar em qualquer link. E não deve instalar extensões desconhecidas no seu navegador, mesmo que ela esteja instalada na loja oficial do Google", afirma.

Assolini ressalta que muitos destes aplicativos complementares ao navegador não passam pelo crivo do Google, o que dá oportunidade a ação de usuários mal-intencionados. "Hoje o Chrome só aceita extensões hospedadas na sua loja oficial e os criminosos começaram a explorar isso", diz.

Aos usuários que tiveram seus perfis infectados, Assolini indica uma limpeza no browser. "A recomendação é desativar todas as extensões. É preciso ter olho clínico para identificar qual delas é maliciosa", sentencia. Feito isso, a dica é mudar senhas de vários serviços, especialmente do Facebook. 

Fonte: Olhar digital (Felipe Maia)


sexta-feira, 8 de março de 2013


Android tem 79% das ameaças para sistemas móveis

Sistema operacional do Google é o campeão em número de malwares para smartphones e tablets

Reprodução
Android infectado
Android 'reina' absoluto no quesito de malwares para sistemas operacionais móveis. O software do Google somou 79% das ameaças encontradas pela F-Secure em 2012, conforme relatório divulgado nesta quinta-feira, 7.

Segundo os dados da empresa, o volume de pragas para o Android vem aumentando ano após ano. O índice foi de 66% no ano anterior e de 11% em 2010.

No segundo lugar como SO com mais ameaças digitais aparece o Symbian, software da Nokia que já foi descontinuado, mas continua recebendo suporte. Foram 19% das ameaças identificadas pela companhia.

O iOS, segundo sistema operacional mais popular do mercado, corresponde a 0,7% dos malwares encontrados pela F-Secure em 2012.

Entre as principais tendências que a empresa reportou em seu relatório está a popularização de aplicativos maliciosos que se instalam no celular da vítima e enviam SMS para números controlados pelos hackers. O dinheiro é debitado da vítima e repassado aos cibercriminosos.

Vale lembrar que o Android é uma plataforma aberta e amplamente difundida em uma infinidade de aparelhos diferentes, o que abre margem um volume muito grande de problemas. O iOS é totalmente fechado e restrito ao iPhone, iPad e iPod Touch, então é natural que seja um ambiente mais controlado.

Fonte: Olhar Digital

Cibercriminosos usam morte do cantor Chorão para espalhar vírus

Link falso com suposto bilhete de suicídio é um malware que está se espalhando rápido pelo Facebook
Caso você receba um link de um vídeo feito pelo cantor Chorão antes de sua morte em seu Facebook, saiba que é um vírus e não clique. Passou a circular nesta quinta-feira, 7, um novo link malicioso na rede social, aproveitando o gancho da morte do cantor.

O link supostamente levaria a um vídeo de despedida do artista, que teria sido gravado pouco antes da sua morte. Segundo o link, a polícia teria passado a levar em consideração a hipótese de suicídio após assistir às imagens. É tudo mentira, porém.

O golpe é antigo. Sempre que pessoas famosas morrem ou outros grandes eventos, trágicos ou não, acontecem, surgem os links maliciosos que tentam chamar a atenção nas redes sociais. Recentemente, por exemplo, após a tragédia da boate Kiss, em Santa Maria, cibercriminosos também se aproveitaram da situação para atingir mais vítimas

Reprodução

A recomendação é sempre para não clicar em links que pareçam suspeitos ou de fontes não-confiáveis. 

Vale lembrar que nenhum link que circula no Facebook conseguirá mudar a cor da rede social. Eles também são links maliciosos que infectarão seu computador.

Fonte:
Olhar Digital

terça-feira, 22 de janeiro de 2013


Mitos e Verdades sobre 

o uso do computador


Se o computador passou toda a noite ligado, é melhor desligá-lo e reiniciar antes de usar de novo? Deixar o celular perto do computador pode danificar os aparelhos? Ter muitos ícones na área de trabalho deixa o computador mais lento? Essas são algumas perguntas que intrigam muita gente. Este artigo veio esclarecer essas e outras dúvidas.


A IBM apresentou ao mundo o patriarca dos atuais PCs em 1981, mas as sementes da computação pessoal remontam a pelo menos duas décadas antes disso - senão mais. Durante esse período de pelo menos 40 anos, surgiram inúmeros mitos a respeito do uso, conservação e funcionamento desses equipamentos hoje universais. Para acabar com qualquer dúvida, esta lista mostra o que é verdade, o que tinha fundamento mas hoje foi superado e o que sempre foi mentira. Confira uma explicação para cada um dos 20 mitos abordados e veja o quanto seu PC ou Mac sofre nas suas mãos - e o quanto de cuidado é exagero seu.
Se o computador passou toda a noite ligado, é melhor desligá-lo e reiniciar antes de usar de novo?
MITO - Os sistemas operacionais modernos (Windows, Linux e Mac OS X) podem ter um "uptime" (tempo em que ficam ligados) de várias semanas ou mesmo meses. Se o seu PC fica lento após um período grande de uso, é sinal de vírus ou outras pragas, e não do tempo em que ficou ligado. Todavia, enquanto não toma providências definitivas, reiniciá-lo realmente pode aliviar o problema por algumas horas. Mas se for para reiniciar, por que deixar ligado?
Deixar o celular perto do computador pode danificar os aparelhos?
MITO - É verdade que o celular emite ondas de rádio, mas o computador costuma ser blindado o suficiente para não ser afetado por elas. E, mesmo que seja, provocará interferência momentânea e nenhum dano definitivo. O celular também não corre risco algum de ser danificado pelo computador.
Ter muitos ícones na área de trabalho deixa o computador mais lento?
MITO - Muitos ícones na área de trabalho podem atrapalhar é a vida do usuário, deixando-o confuso ou meio "perdido" até encontrar o que procura, mas não afeta o computador. Em termos puramente técnicos, não há problema nenhum em abarrotar o desktop com ícones.
É preciso ter um PC de mesa para poder jogar os games mais modernos do mercado?
MITO - Embora os PCs de mesa ainda possuam uma capacidade de atualização no hardware que os notebooks ainda não possuem, já existem laptops parrudos o suficiente para encarar os jogos mais modernos, inclusive os míticos Crysis e Far Cry 2, que costumam deixar de joelhos máquinas menos potentes. Mas, claro, não é qualquer notebook: se você quiser um portátil para jogos, procure investir em máquinas com processador mais potente, mais memória RAM e uma placa de vídeo dedicada e de boa capacidade (que pode até custar mais que um PC de mesa).
Olhar para a luz do mouse óptico pode prejudicar a visão?
MITO - Embora não seja um laser, o LED vermelho do mouse óptico é focalizado por uma lente e tem intensidade suficiente para causar danos irreparáveis à retina, especialmente se a exposição for muito longa.
Se está chovendo ou trovejando, desligue o computador e tire o plugue da tomada?
VERDADEIRO - A chuva em si não causa nenhum dano - o problema são as descargas atmosféricas conhecidas como relâmpagos. Se não estiver relampejando (ou trovejando), pode usar seu computador sem problemas durante a chuva. Mas, se estiver, recomenda-se desligar não só o PC mas todo e qualquer equipamento da casa - televisores, aparelhos de som e eletrodomésticos. Embora não seja frequente, a possibilidade de danos por raios em tempestades ainda é grande no Brasil.
Se eu tiver um bom antivírus, bem atualizado, estarei protegido para navegar na internet?
MITO - O antivírus atualizado é, sim, importante, assim como um firewall pessoal (como o próprio Windows Defender, que já vem com o Windows). Mas se você não tiver bons hábitos de navegação, o antivírus de nada adiantará. Acostume-se a não visitar sites suspeitos, não clicar em nenhum link recebido por e-mail ou por comunicadores instantâneos nem abrir nenhum anexo, mesmo que venham de amigos ou da família.
Tirar o pendrive sem "avisar" o computador pode causar danos?
VERDADEIRO Mas os danos não são ao computador e sim ao pendrive. Quando se usa a opção "remover de modo seguro" no Windows ou "ejetar" no Linux e no Mac OS X, o sistema operacional termina todas as operações de leitura e gravação e "fecha a porta" do pendrive, permitindo sua retirada. Não fazer isso pode causar desde a simples perda de dados até a "fritura" dos circuitos do pendrive.
Sempre que mais de 80% do disco rígido está sendo usado, o computador fica mais lento?
VERDADEIRO - Esse parece mentira, mas não é. Quem compra um computador novo acredita que pode usar a capacidade todinha do disco para guardar suas coisas, mas o sistema operacional precisa de espaço para "respirar". Se seu disco rígido já se aproxima desse limite de 80%, é melhor pensar numa limpeza - ou em comprar um disco maior.
Ao desligar o computador, sempre é necessário desligar também o monitor?
MITO, MAS - Alguns computadores desligam automaticamente o monitor, outros não. Verifique seu manual de instruções. Caso o monitor não seja desligado automaticamente, é interessante desligá-lo manualmente para economizar energia e estender a vida útil do aparelho. Mas não é obrigatório.;
É necessário deixar um bom espaço entre o monitor e a parede atrás dele?
MITO, MAS - Algum espaço é necessário para promover a ventilação, mas ele pode ser pequeno - cerca de dois centímetros já está de bom tamanho. Use a largura de seu dedo indicador como medida. E não esqueça que o ar quente sobe, então é necessário que haja algum espaço logo acima do monitor também.
Mover a CPU quando o computador está ligado pode queimar o HD?
MITO - Se assim fosse, não poderia haver computadores a bordo de automóveis, aviões e veículos militares. E muito menos notebooks e iPods. A única peça que poderia ser afetada pelo movimento é o disco rígido, mas a possibilidade de dano nos modelos atuais é muito remota. O grande problema de movimentar o computador é o risco de queda - mas aí tanto faz se ele está ligado ou não.
Desligar o PC diretamente no botão sem escolher antes a opção de desligar a máquina estraga o disco rígido?
MITO - Esse mito tem fundamento histórico. Nos anos 80, os discos rígidos precisavam ser preparados para o desligamento com um comando específico. Se isso não fosse feito, certamente seriam danificados. Mas nos discos rígidos modernos, as cabeças são recolhidas automaticamente na ausência de energia, eliminando o risco. Além disso, ao pressionar o botão nos computadores atuais, o sistema operacional desliga a máquina corretamente.
O computador gasta mais energia ao ser ligado do que se permanecer em uso por longas horas?
MITO - Computador não é carro e não tem motor de arranque. Não caia nessa lorota de quem tem preguiça de fechar e abrir os programas que usa no dia-a-dia. Por mais econômico que o PC seja, em qualquer momento que ficar desligado ele vai poupar energia. Recomenda-se desligá-lo inclusive no horário de almoço.
Se você desligou o computador, é melhor deixar que ele 'descanse' alguns segundos antes de voltar a ligá-lo?
MITO - Outro mito dos anos 80, e também relacionado ao disco rígido. Não há mais risco de dano à superfície magnética do disco pelo religamento repentino, e nem ao motor linear que o faz girar. Quanto ao resto do sistema, não há nada que possa estragar com a operação - a não ser, talvez, o próprio botão de ligar, se você for muito insistente (ou se tiver a mão pesada).

Artigo de: Henrique Ulbrich e Rodrigo Martin/Geek e Eva Mothci/Terra

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013


A Microsoft encerrará o MSN Messenger no dia 15 de março.  
O Serviço será totalmente migrado e integrado ao Skype

 

O MSN Messenger já tem data de sepultamento: 15 de março. A Microsoft começou a enviar emails a seus usuários nesta quarta-feira, 09, avisando que o serviço será encerrado e migrado ao Skype.

O único local no mundo, em que ele ainda continuará funcionando será na China.

“Atualize para o Skype e entre utilizando uma conta da Microsoft (a mesma de seu login no MSN) e todos os contatos de seu Messenger estarão em suas mãos. Você poderá falar por mensagens instantâneas e chat de vídeo assim como antes, além de descobrir novas maneiras de utilizar o Skype em seu smartphone ou tablet.”, diz o comunicado.

O Skype está disponível para Android e iOS. Para Windows Phone 8 ainda há só uma versão de preview.

A Microsoft comprou o Skype em maio de 2011 por US$ 8,5 bilhões.

A decisão foi tomada porque para a empresa não fazia mais sentido manter dois serviços semelhantes funcionando.


Fonte: Site Olhar Digital