domingo, 20 de novembro de 2011

Dica de como enganar alguns tipos de vírus.



Atualmente existe vários vírus que tem objetivos comuns, assim que conseguem entrar em seu computador, se encaminham diretamente para seu seu catálogo de endereços e se auto-enviam para todos os endereços que ali encontra, infectando todos os seus contatos.  Uma tática bastante usada pelo vírus, devido ao fato que o amigo que receber sua mensagem, não irá pensar que se trata de um vírus, e acaba ingenuamente abrindo sua mensagem e recebendo o vírus, que se auto-envia para todos os endereços deles...  e se torna uma verdadeira bola de neve. 
Um ótima e rápida solução para isto é:  
1- Abra sua agenda de contatos e faça um 'click' em 'novo contato', como se estivesse adicionando o e-mail de um amigo. 
2- Na janela onde escreveria o nome do amigo, coloque 0000! (quatro zeros e uma exclamação - para ter certeza de que esse será o primeiro contacto da sua lista, o que pode não ocorrer se você colocar letras ou não puser a exclamação).
3- Dê a ele o seguinte endereço de e-mail: tem-virus@xyz.com




RESULTADO: 

O seu 'amigo' 0000!, com o endereço tem-virus@xyz.com, será o primeiro da sua agenda. Portanto, será por ele que os vírus começarão a se encaminhar a todos os contatos relacionados em ordem alfabética na sua agenda. Será impossível ao sistema entregar a mensagem do vírus no endereço criado. E, quando a primeira tentativa falha (coisa que se sucederá por causa da falso endereço), o vírus não continua a se propagar, e os sua rede não será infectada.
Além disso, sabemos que a mensagem que não chega a um destinatário corresponde um aviso ao emitente dando-lhe conta desse fato. E, por isso, você receberá um aviso dizendo que sua mensagem para 0000! - com endereço tem-vìrus@xyz.com - não foi entregue e você ficará sabendo que o seu computador TEM VÍRUS.
Se todos nós usarmos este sistema tão simples, os atuais vírus não poderão se propagar tão facilmente e o número de computadores infectados diminuirá drasticamente.
Fonte: José Moreno

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Notebook com super aquecimento? Precauções e Soluções…



São necessárias, pequenas medidas e mudanças no estilo de utilização para se evitar o super  aquecimento e assim garantir a 
eficiência do sistema de refrigeração do seu notebook:
  • Não usar o notebook· em cima da cama, sofá, de plásticos e do próprio colo para evitar a obstrução de ar e o conseqüente aumento de temperatura interna do notebook.
  • Se possível, evitar o Windows Vista (mesmo que seja original do equipamento) e procurar efetuar  uma conversão para Windows XP, ou Windows 7.  Já que o primeiro,  consome muitos recursos do sistema, devido ao aumento exagerado no processamento, aumentando o consumo de bateria  e inevitavelmente aumenta (e muito) a temperatura do equipamento.
  • Evitar ambientes empoeirados. Você ficaria surpreso(a) com a quantidade de poeira que se pode acumular internamente em poucos meses, dependendo do ambiente em que o notebook se encontra.
  • Para pessoas que não podem efetuar os cuidados acima descrito, sugiro que leve seu notebook, pelo menos uma vez por ano, até a uma assistência técnica para executar uma manutenção preventiva,  verificando todo sistema de refrigeração, bem como as passagens de ar,   desobstruindo toda poeira que possa esta acumulada.


Como Funciona.
Geralmente os coolers (ventiladores) ficam na parte de baixo do notebook, com as saídas de ar em suas laterais ou na parte de trás do mesmo, por isso, sempre informo que se trata de um “sistema de dissipação de calor”, o ar frio entra por baixo, e é expelido pelo ventiladores nas laterais, mantendo a temperatura do processador, bem como do chipset conectado na placa mãe em baixa temperatura.
Nunca usem sopro de ar comprimido nas entradas e saídas de ar para limpar o sistema, pois a sujeira em vez de sair, pode aprofundar no interior do equipamento prejudicando mais componentes. As hélices foram feitas para trabalhar no sentido horário, caso ele trabalhe forçadamente no sentido inverso, o motor que fica dentro dos ventiladores quebrará, inutilizando-o.

Sintomas comuns.
De repente seu equipamento começa a desligar sozinho, ou  travar / congelar o sistema, depois de um pequeno período de tempo em  uso.  Neste caso, é altamente recomendado não utilizar seu equipamento até resolver o problema principal,  pois neste caso, o uso do equipamento nestas condições podem acarretar em danos em outros componentes, aumentando (e muito) o custo da manutenção.


A solução!

É um problema simples de resolver com as ferramentas certas e um técnico com experiência em notebooks (somente confie seu equipamento a técnicos com vasta experiência em notebook). Removemos o cooler, trocamos a pasta térmica por uma de alta qualidade melhor que a original, revisamos o sistema de dessipação de calor,  limpado e lubrificando os ventiladores para uma melhor eficiência e resolvendo em definitivo o problema. Inclusive, alguns modelos de equipamento, podemos ser executado  este serviço na hora,  devido ao fácil acesso. 

Bom qualquer dúvida ou sugestão, estou esperando os comentários de vocês .

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Internet & Crianças - como manter o controle ?



Para os pais que como eu, tem filhos na fase criança (e felizmente com a pureza infantil) nos sentimos divididos e preocupados, pois por um lado temos o uso (quase obrigatório) da internet por eles,  e por outro a preocupação com a segurança, pois deixar nossas crianças soltas no mundo não é bem, uma boa idéia, porém, não é possível ficar monitorando o tempo todo seus passos.
Segundo a coordenadora do MIS, Marinês Gomes, essa porta tem que ser aberta pelos pais. Além de aproximar pais e filhos, a troca de experiências também tem um papel de filtro. “Estimule seus filhos a compartilhar as experiências. Isso vai lhe ajudar a identificar os perigos e fazer com que ele te respeite, pois se ele perceber que você não conhece sobre aquele assunto, vai rejeitar seus conselhos”, ressalta Marinês. Daniela também tem Orkut, Twitter e Facebook. “Os amigos dele são meus amigos também, nas redes sociais e tenho a vantagem de falar a mesma língua que eles”, destaca a mãe de João Pedro e Luca.  

 É sempre bom olhar o que as crianças estão acessando. Da mesma forma que os pais precisam conhecer os amigos do mundo real e os lugares que seus filhos freqüentam, o mesmo deve acontecer no mundo on-line.

Por esta razão, existe o recurso de controles dos pais no
 Windows 7, ele ajuda os pais a determinar os jogos e programas que seus filhos podem usar e os sites que podem visitar, e quando visitar.
Os pais podem restringir o uso do computador a horários específicos e confiar no
 
Windows para impor essas restrições, mesmo quando não estiverem em casa.
Com  este aplicativo do Windows, você pode até colocar limite de tempo que as crianças podem usar o computador - e ajudá-los a ficar mais seguros online - sem ficar constantemente "espionando" o que eles estão fazendo.
Configurando o controle dos pais no Windows Media Center, também é possível bloquear o acesso a filmes e programas de TV inadequados.
Para ajudar a manter as suas crianças mais seguras online, baixe o Windows Live Proteção para a Família. Esse programa gratuito ajuda você a gerenciar que sites as suas crianças podem ver e com quem elas podem conversar online. Ele também oferece relatórios úteis e fáceis de ler das atividades online das crianças.
Para que deseja colocar todas estas informações em prática, estou colocando este link com um ótimo tutorial que ensina, com detalhes, todos os processos.

Deixe seus comentários sobre o assunto, para que outros leitores entendam seu ponto de vista.

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

..:: Mito ou Verdade ::.., O PC não pode ficar ligado por muito tempo ?!


Assim como fazemos com outros equipamentos eletrônicos, normalmente desligamos o computador quando ele não está em uso. Pensamento evidente, visto que poupamos os componentes de hardware e ainda economizamos energia elétrica.
Mas, e quando estamos realizando downloads muito extensos, e a conexão não colabora? Tem problema deixar o computador ligado para baixar os arquivos ? No final das contas, não — dificilmente seu PC vai derreter se ficar três ou quatro dias ligado.

Embora se comente que a vida útil das peças diminua, e isto é uma constatação óbvia, já que enquanto uma máquina estiver ligada ela estará exigindo das peças. Porém, não existe Nada que comprove que tal uso contínuo diminua ou desgaste os componentes de seu  computador mais rápido. Em meio a tudo isso, uma indicação válida e procedente é a de desligar o monitor, pois seu uso se torna desnecessário longe de sua presença e ainda economiza energia, já que o monitor é um dos componentes de maior consumo deste conjunto.
Entretanto, aí vai um alerta: quanto mais tempo o computador fica ligado e processando operações, mais informações são armazenadas na memória RAM (mesmo que você feche todos os programas, ainda ficam resquícios). Reinicializar o sistema de vez em quando apaga os registros temporários da RAM e evita o “efeito carroça”.
Agora é com vocês, deixe sua opinião sobre o assunto, vamos debater sobre isto.


..:: Mito ou Verdade ::.., Formatar é a solução certa para salvar um sistema lento


Alguns técnicos de informática consideram a formatação como um procedimento padrão, acreditando que o processo é um verdadeiro elixir capaz de resolver todos os problemas. Em linhas gerais, apagar tudo e começar do zero é efetivo — mas não a única saída.

Existem vários outras formas de otimizar o desempenho sem ter que recorrer à medida “radical”. Assim como ocorre na relação com número de programas instalados, atentar para o que inicia com o Windows, limpar o registro e manter certo alívio para o disco rígido ajudam no desempenho.

Outra atitude que deve ser levada em conta é um rastreamento completo feito a partir de um antivírus de qualidade (e com versão recente e atualizada), além da desfragmentação de disco — ela é responsável por “colocar ordem na casa”, realocando os arquivos e pastas para garantir um trabalho de processamento mais rápido.
Às vezes, o comodismo leva à aplicação do mesmo remédio em máquinas com diagnósticos diferentes. Mas, no final das contas, pense: quanto tempo é gasto para se formatar um PC, reinstalar o Windows e todos os programas e configurações necessários para o usuário?
Da próxima vez, pense duas vezes e compare.

sábado, 29 de outubro de 2011

Protega com senha todos os seus arquivos do pen drive





Programa gratuito usa mecanismo de criptografia.

O uso de pen drives e cartões de memória para o armazenamento de arquivos e o seu transporte é cada vez mais difundido. Além de práticos, eles possuem um baixo custo, tendo em vista sua grande capacidade de armazenamento quando comparados com a gravação de CDs ou DVDs.
No entanto, dependendo do conteúdo dos arquivos contidos neles, é apropriado contar com algum recurso que garanta a confidencialidade das informações, por meio de algum mecanismo de criptografia. Para algumas versões do sistema operacional Windows 7, existe um recurso de criptografia chamado BiLocker. Apesar de ser uma funcionalidade que não está presente em todas as versões do sistema, é possível proteger os arquivos recorrendo a uma solução fácil de usar.
Nesta coluna, irei apresentar um pequeno programa gratuito para o sistema operacional Windows que permite a criação de uma partição criptografada no dispositivo removível.
Segurança para os seus arquivos em poucos cliques
Isso é o que promete a versão gratuita do Rohos Mini Drive, cujo instalador está disponível para download no site do Techtudo. Após sua instalação, insira o pen drive em uma porta USB do PC e execute o aplicativo clicando no ícone adicionado no menu de programas ou da área de trabalho do PC.
Para criar uma área criptografada no pen drive, clique em “Criptografar o disco USB” e o programa irá reconhecer o dispositivo. Caso ele não seja exibido pela tela de configuração do programa, verifique se ele está acessível pelo sistema operacional. O tamanho da pasta que será criptografada é proporcional ao espaço livre disponível.
Nessa etapa, o programa irá sugerir um tamanho padrão. Porém, se preferir, é possível alterá-lo clicando em “Modificar” e informar a capacidade de armazenamento segura que será criada no pen drive. Esse procedimento não irá tornar o pen drive totalmente inacessível. É possível definir uma pasta específica que passará a ser controlada pelo programa.




Após selecionar o destino da área em que será aplicada a criptografia, clique em “OK”.

Para criar uma área criptografada no pen drive, clique em “Criptografar o disco USB” e o programa irá reconhecer o dispositivo. Caso ele não seja exibido pela tela de configuração do programa, verifique se ele está acessível pelo sistema operacional. O tamanho da pasta que será criptografada é proporcional ao espaço livre disponível.
Nessa etapa, o programa irá sugerir um tamanho padrão. Porém, se preferir, é possível alterá-lo clicando em “Modificar” e informar a capacidade de armazenamento segura que será criada no pen drive. Esse procedimento não irá tornar o pen drive totalmente inacessível. É possível definir uma pasta específica que passará a ser controlada pelo programa.

Após selecionar o destino da área em que será aplicada a criptografia, clique em “OK”.


Feito isso, informe uma senha para garantir a segurança e clique em “Criar disco”. Essa etapa pode ser um pouco demorada, pois irá depender do tamanho do volume que foi destinado à criptografia.

Por conta do processo de encriptação, o Rohos Mini Drive cria uma estrutura própria para acolher os arquivos que ficarão protegidos pelo sistema. O acesso aos arquivos é feito a partir da execução do programa. Sempre que os arquivos protegidos precisarem ser acessados, o programa irá solicitar a senha que foi cadastrada no início do processo.
Após a utilização dos arquivos, basta clicar na opção “Desconectar” no Rohos Mini Drive, para que a pasta fique oculta. Para que os arquivos protegidos sejam acessados em outros PCs, o programa disponibilizará dentro do pen drive uma versão portátil para que seja executada e permita a visualização dos arquivos.
Vale salientar que a finalidade do programa é restringir o acesso aos arquivos a pessoas não autorizadas, mas não oferece proteção a remoção definitiva dos arquivos, mesmo que eles não possam ser acessados.
_________________________________________________
fonte: http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2011/05/saiba-como-proteger-por-senha-os-arquivos-armazenados-em-pen-drive.html

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

A maneira correta de limpar uma tela de LCD

Muitas pessoas encontram dificuldades para limpar telas de LCD, como é o caso de Telas de notebooks, TVS e monitores, isso acontece porque as telas de LCD são muito frágeis e segundo fabricantes, devem-se tomar os devidos cuidados na hora de limpá-las para garantir a conservação do equipamento.



ERROS MAIS COMUNS
Não é indicado usar produtos que seja à base de acetona, tolueno ou álcool, isto exclui definitivamente o uso do Multi-Uso (veja), Detergentes líquidos e qualquer tipo de sabão, pois eles podem causar sérios danos ao seu equipamento.  Evite passar na tela, papel higiênico, jornal, toalha de banho, eles podem riscarfacilmente a tela. Evite colocar muita pressão sobre a tela na hora de limpar, pois estará correndo o risco de danificá-la. E lembrem-se quando for limpar a tela nunca use o spray diretamente nela para não manchá-la, borrife no pano.


SOLUÇÃO INDICADA
Você deve estar se perguntando, então, como limpar já que todos os produtos estão proibidos, segundo especialistas a melhor forma de eliminar aquelas marcas de dedos ou outras sujeirinhas da tela LCD ou Plasma é usar somente algodão umedecido em água, depois passe delicadamente sobre as manchas até eliminá-las por completo, ou adquirir produtos específicos para limpeza de telas, facilmente encontrado em lojas especializadas.  Caso queira limpar apenas a poeira, basta usar um pano macio ou uma flanela, geralmente esses paninhos já acompanham o equipamento quando compramos. O ideal é limpar a sujeira na hora em que ela aparece como, por exemplo: se respingar algo na tela limpe imediatamente, dessa forma vai ser muito mais fácil de removê-las, caso deixe para depois além de ficar mais difícil de tirar pode acontecer de manchar.
Para eliminar manchas de óleo use água destilada e álcool isopropílico (TOTALMENTE DIFERENTE DO ALCOOL COMUM VENDIDO NOS SUPERMERCADOS) facilmente encontrado em lojas de eletrônica. Faça uma solução usando a mesma proporção de água destilada e álcool isopropílico, coloque em um borrifador e umedeça o pano, depois é só limpar a tela. Onde as manchas estiverem mais difíceis faça movimentos circulares, mas não se esqueça,  suavemente.
Gostou ?  Deixe sua opinião, ou sugestão para os próximos tópicos !

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Aprendendo a aumentar a autonomia da bateria de seu notebook.



Se você possui um notebook, talvez já passou pela situação de ver sua bateria acabando quando você mais precisa né?  Estou postando algumas dicas para aumentar a durabilidade de sua bateria:

Diminuir o brilho da tela

A tela do notebook é a parte que mais consome energia elétrica de sua bateria, por isso, reduza um pouco o brilho da mesma ao ponto de não ficar tão clara, mas também não muito escura :)

Opções de energia

Configure as opções de seu notebook para quando o mesmo não estiver executando nenhuma ação, ou seja, você não estiver usando nada nele, para que ele fique em um modo de espera.

Não sobrecarregue seu processador

Utilizar softwares que exigem demais do processador pode ser um “veneno” para sua bateria. Se for usar um software do tipo Corel Draw ou algum outro, como edição de vídeo por exemplo, finalize-o assim que terminar de usar.

Não use protetor de tela

Os protetores consomem bastante energia elétrica da bateria. Substitua pelo modo de espera. Abaixo vou postar um vídeo com mais detalhes :)






Fonte:  http://www.maiconrissi.com


 Gostou ?? poste abaixo sua opinião !

Tornando seu computador mais rápido usando o MSCONFIG


Aprenda usar o MSCONFIG para ajudar a tornar o computador mais rápido.
inicializar msconfig portugues imagem
Um utilitário do Windows que acompanha as distribuições mais antigas… E as mais recentes: msconfig, “Utilitário de configuração do sistema”.

Ele permite selecionar os programas, drivers e alguns serviços do sistema que são carregados na inicialização do Windows. Você pode desativar um programa para que ele não seja carregado automaticamente, e isso é muito usado na detecção de problemas por exemplo.
Basta dar o comando:
Iniciar > Executar, digitar “msconfig” (sem aspas) e teclar enter.
Mas cuidado: se você não souber o que está fazendo, altere apenas os itens da guia “Inicializar” ou “Startup“. Você pode marcar ou desmarcar um item e depois retorná-lo aoestado original.
Eu costumo desmarcar praticamente todos desta lista, deixo apenas do antivírus e MSN. Ter memória RAM sobrando é uma forma maravilhosa em como fazer seu computador funcionar mais rápido.
Muitos vírus e programas de propagandas do tipo que fica enviando mensagem para todos seus contatos no Orkut e MSN, quando instalados em seu PC, estão ativos nesta guia do windows. Por isto deixe-a com menos itens possível marcados. Após salvar vai pedir para reinicializar o PC.
Fonte: blog gostei

Esqueci minha senha do Windows XP, como resolver ?


Com a quantidade de serviços online a que todos temos acesso hoje em dia, fica cada vez mais difícil decorar todas as senhas que precisamos usar. 
Vez por outra a memória nos trai e acabamos esquecendo mesmo aquela password que usamos diariamente para acessar o PC.
logon senha XP windows usuario
Para quem é usuário do Windows XP, as coisas não são tão desesperadoras assim. É fácilremover a senha do windows XP.

A primeira coisa a fazer é reiniciar a máquina e pressione F8 antes que o Windows seja carregado.
No menu de Opções avançadas, escolha a primeira, Modo de segurança.
XP  então será carregado e vai mostrar uma tela de logon com os ícones dos usuários já estabelecidos e um para a conta do Administrador.
Entre como Administrador que é sem senha, a não ser que você já tenha determinado uma anteriormente e, nesse caso, você terá de lembrar-se dela.
De volta ao Windows, abra o Painel de controle e selecione Contas dos usuários. Dê um Reset nas senhas de todas as contas (ou pelo menos daquela que você não se lembra mais).
Se é possível que você consiga acessar o PC mesmo sem saber a senha dos usuários, imagine, então uma pessoa mal intencionada. Demorou, mas a Microsoft percebeu que tal fato representava uma brecha tamanha de segurança.
Tanto que no Vista tratou de esconder e desativar a conta do Administrador. Assim você não pode usá-la para driblar o login do sistema operacional.
Caso você tenha dificuldades em lidar com um número grande de senhas, que tal usar um programa para ajudar a tomar conta delas? O Password Safe é um utilitário gratuito que faz todo o gerenciamento para você. Além da senha do Windows (que esperamos você não esqueça mais), você só terá de decorar mais uma: a que dá acesso ao programa. Todas as demais serão controladas pelo software.
FONTE: PC WORLD

Desativando a tela de logon do Windows XP


Quando o PC/notebook é ligado e o Windows XP inicia, às vezes aparece uma tela para entrar com nome de usuário e senha. Essa tela está configurada para aparecer depois que se instala o Microsoft Framework ou quando o próprio usuário configura para isso. Se você está cansado dessa tela e quer iniciar sempre sem que ela apareça, a dica é bem fácil:

  1. Vá no Menu Iniciar> Executar
  2. Digite control userpasswords2 e dê ENTER
  3. Desmarque a opção: "Os usuários devem digitar um nome de usuário e uma senha para usar este computador" e clique em OK
  4. Irá aparecer uma tela de "Fazer logon automaticamente" pedindo nome de usuário e senha. Informe o usuário padrão e digite uma senha.
  5. Após isso, vá em Iniciar / Configurações / Painel de Controle /Contas de Usuário, clique em "Alterar a maneira como usuários fazem logon ou logoff" e desmarque os itens Use a tela de boas-vindas e Use a Troca Rápida de Usuário.
Pronto! Agora a tela de logon não irá aparecer e o logon será feito automaticamente.

Fonte: Alessandro R. C.

Sistema Windows XP faz 10 anos na vice-liderança do mercado


Há exatos 10 anos, em  outubro de 2001, chegava ao mercado  Windows XP, um dos  sistema operacional de maior sucesso da Microsoft. O software, segundo a última medição do StatCounter, ainda roda em 38,8% dos computadores com acesso à internet no mundo. O sucessor do XP, Windows Vista, lançado em janeiro de 2007, está presente em apenas 11% dos computadores, e o mais recente sistema da Microsoft, o Windows 7, levou dois anos para desbancar a versão lançada há uma década, atingindo 40,4% dos usuários neste mês.
Mas o que levou o Windows XP, a permanecer na segunda posição entre os sistemas operacionais mais usados no mundo mesmo uma década depois de chegar às lojas? "Em 2001, o XP era um sistema revolucionário. Foi o primeiro sistema operacional da Microsoft a executar realmente multitarefa, a não depender do DOS e tinha uma interface muito amigável",  o sucesso deste sistema operacional, segundo Piropo, é todo mérito do XP. "Quando a Microsoft desenvolveu o XP, pegaram um sistema corporativo muito bom, apararam as arestas e criaram um sistema muito amigável para o usuário comum  e extremamente estável. ", afirma  o colunista e especialista em informática .B. Piropo.
Mesmo com os 10 anos de sucesso do XP, a Microsoft já vem incentivando os usuários a abandonarem o sistema.  A gigante do software encerrou, no ano passado, o suporte para usuários do Windows XP com Service Pack 2, o segundo pacote de atualizações do sistema operacional, e pretende encerrar esse suporte para o Service Pack 3 até 2014.