Há exatos 10 anos, em outubro de 2001, chegava ao mercado Windows XP, um dos sistema operacional de maior sucesso da Microsoft. O software, segundo a última medição do StatCounter, ainda roda em 38,8% dos computadores com acesso à internet no mundo. O sucessor do XP, Windows Vista, lançado em janeiro de 2007, está presente em apenas 11% dos computadores, e o mais recente sistema da Microsoft, o Windows 7, levou dois anos para desbancar a versão lançada há uma década, atingindo 40,4% dos usuários neste mês.
Mas o que levou o Windows XP, a permanecer na segunda posição entre os sistemas operacionais mais usados no mundo mesmo uma década depois de chegar às lojas? "Em 2001, o XP era um sistema revolucionário. Foi o primeiro sistema operacional da Microsoft a executar realmente multitarefa, a não depender do DOS e tinha uma interface muito amigável", o sucesso deste sistema operacional, segundo Piropo, é todo mérito do XP. "Quando a Microsoft desenvolveu o XP, pegaram um sistema corporativo muito bom, apararam as arestas e criaram um sistema muito amigável para o usuário comum e extremamente estável. ", afirma o colunista e especialista em informática .B. Piropo.
Mesmo com os 10 anos de sucesso do XP, a Microsoft já vem incentivando os usuários a abandonarem o sistema. A gigante do software encerrou, no ano passado, o suporte para usuários do Windows XP com Service Pack 2, o segundo pacote de atualizações do sistema operacional, e pretende encerrar esse suporte para o Service Pack 3 até 2014.
Nenhum comentário:
Postar um comentário